Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Dor, sono e alexitimia na fibromialgia - TEXTO NOVO

A fibromialgia (FM) é uma síndrome complexa caracterizada pela dor crônica, derivada de causas não inflamatórias e classicamente associada à presença de pontos sensitivos específicos. No entanto, estudos destacaram outros sintomas importantes associados a uma menor qualidade de vida (QOL) na FM, como distúrbios do sono e alexitimia, que é a dificuldade de descrever emoções, ou quando o paciente confunde sensações e sentimentos. 

Pesquisadores do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP, estudaram 20 pacientes com FM que foram acompanhados no ambulatório de reumatologia de um centro terciário brasileiro e 20 pacientes sem FM de outros serviços ambulatoriais da FAMERP.

Este estudo teve como objetivo investigar os padrões de dor, sono e alexitimia nos pacientes com FM tratados neste centro. Foram usados os seguintes instrumentos: um questionário clínico e sócio-demográfico, o Questionário de Impacto da Fibromialgia (FIQ), o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), a Escala de Alexitmia de Toronto (TAS-20) eo SF-36 (WHOQOL).

Os pacientes com FM apresentaram pior desempenho em todas as dimensões de qualidade de vida e pontuações mais altas no PSQI (p = 0,01), e o TAS-20 (p = 0,02). Os pacientes com FM também obtiveram pontuação significativamente maior em todos os domínios específicos do PSQI e do TAS-20.

Os presentes dados estão de acordo com a literatura, revelando um pior desempenho de pacientes com FM sobre o impacto da dor, queixas de sono e maior presença de alexitimia.

Estudos têm revelado a presença de sintomas importantes e freqüentemente subdiagnosticados além das queixas de dor na FM, como queixas de sono e alexitimia, e um melhor conhecimento desses distúrbios pode melhorar a abordagem e o tratamento destes pacientes.

 

 

Fonte: Rev Bras Reumatol. 2014 Sep-Oct; 54 (5): 409-13.

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's