Você está aqui: Home › Colunas › Reumatismo
Reumatismo
Artrite reumatóide e qualidade do sono - TEXTO NOVO

Os distúrbios do sono são comuns nos pacientes com artrite reumatóide (AR) e contribuem para a perda de qualidade de vida.

Reumatologistas do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba estudaram associações entre a qualidade do sono relacionados com dor, depressão e atividade da doença na AR.

Fizeram um estudo de observação com 112 pacientes com AR submetidos à medida de DAS-28 (Técnica de observação de sinais de Artrite Reumatóide Clínica)  e compararam com a escala Epworth para sonolência diária, índice de qualidade do sono pelo índice de Pittsburg, risco de apneia do sono pelo questionário de Berlim e grau de depressão pelo CES-D (Centro de Estudos Epidemiológicos Escala de Depressão). Também foram coletados dados epidemiológicos, clínicos, sorológicos e de tratamento.

Os resultados mostraram que apenas 18,5% dos pacientes com AR apresentaram sono de boa qualidade. Quando o sono foi inadequado, medido pelo índice de Pittsburg, o mesmo foi associado a doses diárias de prednisona (p = 0,03), DAS-28 (p = 0,01), CES-D (p = 0,0005) e apresentaram tendência a ser associado ao questionário de apneia do sono (p = 0,06) do questionário do teste de Berlim. Na análise multivariada apenas a depressão (p = 0,008) e o questionário de apneia do sono de Berlim (p = 0,004) mantiveram essa associação.

A maioria dos pacientes com AR não tem boa qualidade de sono. A depressão e o risco de apneia do sono são independentemente associados ao comprometimento do sono.

 

 

 

Fonte: Rev Bras Reumatol Engl Ed. 2017 Jul - Agosto; 57 (4): 294-298.

 

 

Veja mais em "Reumatismo" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's