Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Incapacidade em idosos com dor lombar aguda - TEXTO NOVO

O aumento da população mais idosa no Brasil está crescendo. Esse fenômeno pode ser acompanhado por um aumento nos sintomas musculoesqueléticos, como dor lombar. 

Um estudo conjunto entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Universidade Federal de Minas Gerais teve como objetivo verificar a associação entre a intensidade da dor e a incapacidade em idosos com dor lombar aguda e avaliar se essas variáveis ​​diferem de acordo com a faixa etária e o estado civil. Este estudo transversal foi realizado com 532 adultos idosos com episódios agudos de dor lombar. A intensidade da dor foi avaliada através da Escala de dor numérica e incapacidade através do Instrumento de Função e Disability Late Life, que mostra duas dimensões: "freqüência" e "limitação" na realização de atividades. A associação entre dor e deficiência também foi analisada.

Para o efeito de interação entre as faixas etárias e o estado civil, constataram que quanto mais antiga era a relação com um parceiro menos freqüentemente realizavam atividades de domínio pessoal em comparação com os idosos que viviam sozinhos. O grupo que morava com um parceiro há mais tempo ainda apresentava menor frequência de atividades executadas, mas não relatou sentir-se limitado. A associação de dor com incapacidade foi mínima e, portanto, considerada irrelevante.

A incapacidade em adultos mais idosos com dor lombar aguda foi influenciada pela interação entre grupos etários e estado civil e não está associada à intensidade da dor.

 

 

 

Fonte: Braz J Phys Ther. 2017 Set - Out; 21 (5): 365-371.

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's