Página Principal | Links úteis | Mapa do Site
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail !
seu nome
seu e- mail
A espondilose cervical é frequentemente acompanhada de tonturas. Recentemente, demonstrou-se que os corpúsculos de Ruffini em discos cervicais doentes pode estar relacionada a tonturas cervicogênicas. O corpúsculo de Ruffini é um tipo de mecanorreceptor de adaptação lenta que ocorre na pele glabrosa e no tecido subcutâneo dos seres humanos. Pode também dar a percepção do calor, embora não seja classificado como termorreceptor.
Para avaliar se a tontura cervicogênica decorre do disco cervical doente, os autores realizaram um estudo de coorte prospectivo para avaliar a eficácia da discectomia cervical anterior e a fusão no alívio das tonturas.
De 145 pacientes com espondilose cervical e tonturas examinados, 116 foram submetidos a descompressão cervical anterior e fusão e 29 foram submetidos a tratamento conservador. Todos foram acompanhados por um ano. Os primeiros resultados levantados foram as medidas da intensidade e frequência das tonturas. Os demais resultados foram avaliados com a pontuação da Associação Ortopédica Japonesa modificada (mJOA) e uma escala analógica visual para dor no pescoço .
Houve pontuações significativamente menores para a intensidade e frequência de tonturas no grupo cirúrgico em comparação com o grupo conservador em diferentes pontos de tempo durante o período de seguimento de um ano (p = 0,001). Houve uma melhora significativa nos escores de mJOA no grupo cirúrgico.
Este estudo indica que a cirurgia cervical anterior pode aliviar tonturas em pacientes com espondilose cervical e essas tonturas representam uma manifestação que acompanha a espondilose cervical.
:: Apoio
:: Facebook
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento : Dexter's