Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Dores diferentes
Foi enviado um questionário sobre dores e queixas corporais inespecíficas a 3.174 mulheres alemãs, com idades entre 35 e 74 anos. A prevalência de dor corporal difusa, crônica, nessa população, foi de 13,5%; o que causava uma mobilidade física restrita, dores e queixas corporais diversas, e alterações do sono, sugerindo o diagnóstico da fibromialgia, uma doença reumatológica distinta.
J. T Gran, reumatologista, do Hospital National Universitário de Oslo afirma que essas dores crônicas e queixas de dores músculo-
esqueléticas, na população em geral, têm sido constatadas em vários países, ou seja, uma média de 10% da população tem essas queixas, mas, isso não corresponde, na sua totalidade, aos pacientes portadores de fibromialgia, principalmente, as mulheres, já que existem uma grande quantidade de pacientes com dores reumáticas específicas. Afirma o autor que a fibromialgia, na realidade, não deve passar de uma prevalência de 3-5%, com significativo domínio das mulheres. Deve haver uma influência de fatores psicológicos e socioculturais que fazem com que certas pessoas tenham uma maior sensibilidade às dores, que precisa ser melhor estudada.
Fonte: Best Pract Res Clin Rheumatol. 2003 Aug;17(4):547-61

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's