Você está aqui: Home › Colunas › Educação Física
Educação Física
Acidentes domésticos com idosos
Os idosos correm riscos dentro de casa. A maior parte dos acidentes com idosos acontece dentro de casa, nas escadas, no jardim ou no banheiro. Quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão desses acidentes.
Com o passar dos anos, os músculos perdem a elasticidade, os reflexos neurológicos ficam lentos, os ossos ficam mais frágeis, a visão e audição ficam prejudicadas, além dos efeitos de medicamentos e calmantes, como tonturas, alergias, câimbras e desequilíbrios.
Algumas causas mais freqüentes de acidentes são as seguintes: 1) uso incorreto de facas de cozinha, causando ferimentos; 2) uso incorreto de produtos inflamáveis, causando queimaduras; 3) quedas dos bancos ou das cadeiras; 4) andar sobre pavimentos molhados, úmidos ou com cera; 5) andar sobre tapetes sem superfície antiderrapante; 6) andar somente de meias ou usar chinelos ou sapatos muito soltos; 7) mobília instável, gavetas abertas; 8) objetos deixados no caminho, principalmente entre o quarto e o banheiro; 9) má iluminação; 10) escadas com degraus de tamanhos diferentes; 11) fios elétricos ou de telefone deixados no chão; 12) soleiras das portas não niveladas com o chão;
13) banheira ou chuveiro sem barras de apoio ou tapete antiderrapante.
M.E Rogers e colaboradores, professores de educação física, da Universidade de Wichita, dos Estados Unidos afirmam que existem alguns parâmetros que esse grupo de pesquisadores utiliza, os quais permitem prever quais os idosos propensos a terem quedas, que têm estabilidade postural diminuída (andar em zigue zague e não em linha reta desenhada no chão), diminuição do balanço dinâmico no equilíbrio do corpo, quando precisa mudar subitamente de direção na marcha normal, distúrbios na marcha (mancar, pender o corpo para um lado, etc..), déficit de força muscular, dificuldade de levantar da cadeira ou sofá, e dificuldade de visão.
Esses parâmetros são obtidos por testes e questionários. Os autores também apresentam detalhes de exercícios preventivos para melhorar esses parâmetros em idosos com propensões a terem quedas.
Fonte: Prev Med. 2003 Mar;36(3):255-64.

 

 

Veja mais em "Educação Física" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's