Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Espondilolistese e estenose do canal
Hercowitz e colaborador (J. Bone Joint Surg.1991;73-A:802-8070), escreveram um artigo fundamental de orientação de uma técnica de fusão, em pacientes com espondilolistese degenerativa, que causava estenose espinal. A fusão não é intervertebral, mas é feita por artrodese nos processos transversos.
Vaccaro e colaboradores, ortopedistas, da Universidade da Califórnia (S.Diego) compararam essa técnica em 50 pacientes com diagnóstico de espondilolistese degenerativa, em um só nível (ou L4-L5 ou L3-L4), com ciatalgia e, com sinais de estenose de canal, que foram divididos em dois grupos iguais pareados, ou seja, idade e sexo equivalentes. No grupo A foi feita a laminectomia simples e, no grupo B, além da laminectomia descompressiva foi feita uma fusão. Essa fusão não é intervertebral com enxerto, com placa ou com amarra, mas, é com artrodese do processo transverso (Spine 1997;22:368-369), com resultados que os autores consideraram excelentes, para o grupo B.
M.Benoist, ortopedista, do Hospital Beaujon, da cidade de Clichy, França, afirmou que a laminectomia descompressiva é a etapa mais importante para o tratamento da estose do canal com espondilolistese numa revisão do tema.
Fonte: Joint Bone Spine. 2002 Oct;69(5):450-7

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's