Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Coluna Cervical, Dor e Incapacidade
A associação entre as degenerações da coluna e os sintomas dos pacientes é um assunto controvertido. Os autores dispõem-se a estudar a relação entre a degeneração de todas as articulações da coluna cervical e os efeitos sobre a dor, as pendências jurídicas com o seguro e o nível de incapacitação nos pacientes que sofreram ou não um trauma. Foi estudado o papel da uncoartrose e a degeneração facetária da cervical.
Cynthia Peterson e colaboradores, quiropráticos, do Chiropractic College, da cidade de Toronto, Canadá, fizeram Exame clínico, radiografias e questionários com 180 pacientes consecutivos com dores na cervical, medida por uma escala de dor. Todos os pacientes foram submetidos ao teste de Neck Disability Index (NDI), as radiografias avaliaram os níveis e a gravidade de degeneração dos discos, assim como, a uncoartrose e a degeneração facetária. Nesse estudo 71 pacientes (40,57%) relataram uma cervicalgia resultante de um trauma. Entretanto, 5,1% iniciou um processo de litígio trabalhista.
Não houve uma diferença estatística significativa no nível de gravidade e incapacidade entre os pacientes com e sem degeneração na cervical.
Dito de outra forma os achados dos autores indicam que o número de níveis de degeneração cervical incluindo discos, uncoartrose e facetas, não estão relacionadas com a gravidade da dor e a incapacidade de trabalhar. Pacientes que têm cervicalgia causadas por acidente têm uma tendência (P=0,055) para terem uma dor mais demorada na primeira semana, e com uma maior incapacidade de trabalhar (P<0,001).
Uma significativa diferença foi encontrada em relação ao sexo incluindo intensidade da dor (P<0,025), dificuldade para ler (P<0,001), dor de cabeça (P<0,025), condição para dirigir (P<0,01), e concentração (P<0,01). As mulheres tinham mais dores (P<0,01), e mais incapacidade para o trabalho (P<0,001) que o homem, mas não tinham maior número de degenerações articulares na cervical.
Fonte: Spine 2003 Jan 15;28:129-133

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's