Você está aqui: Home › Colunas › Reumatismo
Reumatismo
Condroproteção, proteção da cartilagem
A condroproteção, ou a proteção da cartilagem é um novo conceito, que está sendo introduzido na área de reumatologia que trata da artrose ou
osteoartrose. As artrose são responsáveis por 80% das doenças reumáticas, e significa que a cartilagem sofreu um desgate causado por problemas genéticos, acidentes de esporte e de trânsito, doenças infeciosas locais, desalinhamento posturais etc... Tudo começa com poucas dores e dificuldades de se movimentar a articulação, nessa ocasião deve-se usar drogas que modificam o curso de uma doença que vai evoluir para uma incapacidade maior e muitas dores. Até essa pequena lesão inicial da artrose, era tratada apenas com antiinflamatórios e analgésicos.
Estão sendo introduzidas no tratamento da artrose inicial uma combinação de dois componentes que existem nas cartilagens normais das articulações do corpo humano, a glicosamina e condroitina. A condroproteção não reduz a dor, rangido e a dificuldade de movimentação, mas deve impedir o futuro desgaste das cartilagens que ficam entre
dois ossos. Essas substâncias fazem parte de um grupo de medicamentos chamados de DMAD (Disease Modifying osteoAthritis Drugs), ou seja, modificadores do curso evolutivo da osteoartrose.
J. Cibere e colaboradores, reumatologistas de Vancouver, no Canadá, acompanharam durante 6 meses, 137 pacientes com artrose inicial do joelho, que tomaram essas duas substâncias. Existem nos exames de urina e de sangue, alguns produtos que são resultantes da maior atividade da incorporação de substâncias condroprotetoras na cartilagem. Os autores concluíram que nenhum efeito significativo da glicosamina e condroitina, agiram em níveis do colageno do tipo II nesses 6 meses. Mais pesquisas adicionais são necessárias para comprovar o efeito desse tratamento, que precisa comprovar que os produtos da degradação do colageno da osteoartrose diminuíram, mesmo que em 6 meses não desse para regerar a cartilagem.
Fonte: J Rheumatol. 2005 May;32(5):896-902

 

 

Veja mais em "Reumatismo" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's