Você está aqui: Home › Colunas › Reumatismo
Reumatismo
Acetoaminofeno ou paracetamol pare já
O paracetamol, analgésico largamente usado no combate a dor e febre, poder causar danos à saúde. Os pacientes com os diversos tipos de reumatismos usam essa medicação, para aliviar as dores reumáticas. Muitos pacientes e médicos dizem que esse medicamento é inócuo. Mas isso não é verdadeiro. O alerta sobre os riscos da droga foi divulgado por cientistas, depois que o analgésico se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos Estados Unidos. A proporção de problemas do fígado causados pelo paracetamol ou acetoaminoferno aumentou, para 51% do total registrado dos casos de intoxicação hepática em 2003, mas em 1998, esta proporção era de 28%. M. A. Larson e colaboradores, da Universidade Whasington e de diversas Faculdades entre 1998 e 2003, informaram que 662 pacientes sofrem de insuficiência hepática aguda e que chegaram ao coma, por diversas causas. Entre essa pessoas 275 tiveram problemas com a intoxicação com o paracetamol, 8% tiveram que se submeter a um transplante de fígado; 65% sobreviveram sem transplante e 27% morreram, 48% dos casos foi com uso do medicamento no combate a dor, mas 44% foram por tentativas de suicídio. Cerca de 20 comprimidos de paracetamol por dia, são suficientes para causar insuficiência hepática e levar à morte, a dose máxima recomendada é de 8 comprimidos. É preferível usar dipirona ou ibuprofeno.
Fonte: Hepatology. 2005 Dec;42(6):1364-72

 

 

Veja mais em "Reumatismo" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's