Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Leites diferenciados e osteoporose
Existem leites à venda nos supermercados enriquecidos com a adição de vitaminas (A, complexo B, C, D e E), minerais (ferro e cálcio) e fibras e, outros que contem os ácidos ômega 3 e 6, que têm um efeito pequeno sobre a osteoporose.
São leites enriquecidos, muito mais caros que os comuns, mas que são uma fonte a mais de nutrientes, mas não são a única opção. O leite enriquecido com cálcio, é indicado principalmente para pessoas com deficiência desse mineral e para quem sofre de Osteoporose, mas a quantidade de cálcio é muito pequena necessitando de uma complemetação de cálcio e vitamina D. Não é possível, porém, fazer a suplementação de cálcio somente bebendo esse leite, principalmente, para as pessoas idosas, que devem comer também queijo que tem maior teor de cálcio. O leite enriquecido com fibra ajuda bastante quem sofre de constipação intestinal mais atrapalha quem tem osteoposose, pois o intestino é uma das vias de eliminação do cálcio do corpo. O leite com lactose reduzida, permite às pessoas tomarem leite sem terem vômitos e diarréias. Cêrca de 20% da população brasileira apresenta intolerância à lactose, o açúcar do leite. Essas são pessoas mais propensas a terem osteoporose. O leite de cabra e o de vaca são ricos em cálcio, mas, o de soja é uma planta que tem muito menos cálcio e, por isso, é recomendado o queijo de soja, tofu com maior concentração de cálcio. O leite desnatado, semi desnatado ou integral está relacionado à quantidde de gordura natural que tem o leite, mas todos os três tipos têm o mesmo teor de cálcio.
D Feskanich e colaboradores, da Harvard Medical School, de Boston, afirmam que só tomar leite mais calcio 600 mg ou 1200 mg por dia não evita as fraturas do fêmur com osteoporose, isso só ocorre quando se associa ao leite mais o suplemento de cálcio com a vitamina D.
Fonte: Am J Clin Nutr 2003 Feb;77(2):504-11

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's