Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Distúrbios do sono na fibromialgia
A fibromialgia é um distúrbio corporal da sensibilidade da dor e ataca de preferência as articulações, músculos e nervos, mas também pode dar sintomas gastrointestinais, genito-urinários. Os sintomas clínicos associados a essa serie de dores são, melancolia, tristeza (depressão), dificuldade de dormir e cansaço
(fadiga). Como se vê é uma síndrome (pois tem vários sintomas e ataca vários sistemas); complexa. Periodicamente surgem remédios, ervas e tipos de terapias corporais que funcionam por algum tempo, e depois o quadro volta. A dor na maioria das vezes não sofre alívio com analgésicos e anti-inflamatórios mas somente com os anti-depressivos A fibromialgia não tem cura clínica mas tem controle pessoal da dor e do cansaço, sendo que os exercícios periódicos e constantes a melhor terapia. A causa são alterações nos neuro-transmissores, substâncias químicas que existem no cérebro de difícil controle, e que tem influências das emoções, alterações sociais, temperatura, e uma grande variedade de pequenas alterações independentes da vontade da pessoa. M.A. Shah e colaboradores, psicólogos, reumatologistas e neurologistas da Universidade Pittsburgh, estudaram a qualidade do sono na fibromialgia.
Foram estudadas 23 mulheres com grande insônia e fadiga com uma média de idade de 45 anos, variando em media de 7,8 anos para mais e para menos. Tinham uma média de índice de massa corporal de 27 kg/m (variando de 20-48). Essas fibromialgicas acordavam uma média de 23 vezes por noite, tendo uma média de apnéia do sono (falta de ar) de 22 vezes por noite, (variando de 17-30). A metade das pacientes tinha uma saturação de oxigênio muito baixa, menos que 87% mostrando que essa apnéia intensa. Muitas mulheres tinham a síndrome das pernas inquietas que elas negavam, alguma com uma grande movimentação não percebida (índice de 5,8 em média, sendo 10 grande movimento. Todos esses detalhes só puderam ser constatados pelo exame da polissonografia, que um exame feito com eletroencefalograma (EEG); fica ligado no paciente que dorme uma noite no Hospital. O médico examina os aspectos físicos da paciente e seu comportamento, enquanto o EEG registra as ondas cerebrais.
Fonte: J Clin Rheumatol. 2006 Dec;12(6):277-281.

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's