Você está aqui: Home › Colunas › Reumatismo
Reumatismo
Osso e cartilagem
O osso é uma forma rígida de tecido conjuntivo, que forma o esqueleto e é o principal tecido de suporte do corpo. Além do osso o sistema esquelético é formado pelas articulações, cartilagens, discos na coluna e meniscos nos joelhos e outras articulações. O esqueleto axial é constituído do crânio, coluna vertebral, esterno e costelas, e o esqueleto apendicular constituído pelos ossos da cintura escapular (ombro) e pélvica (quadril) e os membros.
O estudo dos ossos é chamado osteologia (g. osteon, osso + logos, estudo). Os ossos têm vasos sangüíneos, vasos linfáticos, nervos e modificam-se consideravelmente à medida que se tornam mais velhos, quando perdem massa óssea surgindo a osteoporose. Ossos não usados se atrofiam (tornam-se mais finos e fracos) mas, também pode se hipertrofiar (tornam-se mais grossos e mais fortes) quando têm que suportar aumento de peso por um longo período.
Atualmente a osteologia está dando uma atenção muito grande ao estudo da cartilagem da pessoa viva, assim como, a descoberta da radiologia impulsionou o estudo dos ossos.
O Dr. H. Imhof e colaboradores, radiologistas da Univerdidade de Viena, afirmam que, agora chegou a vez de estudar a cartilagem no ser humano, com um novo aparelho de ressonância magnética que consegue dar muito mais detalhes do que a artroscopia, que é um aparelho que se coloca dentro das grandes articulações, mas que a sua simples colocação pode danificar a cartilagem articular.
Essa nova ressonância pode também estudar a cartilagem de articulações pequenas.
Fonte: Eur Radiol 2002 Nov;12(11):2781-93

 

 

Veja mais em "Reumatismo" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's