Você está aqui: Home › Colunas › Ortopedia
Ortopedia
Pés planos doloridos
Mesmo quando não causa dor ou desconforto, o portador de pés planos é facilmente identificável num aparelho que existem nas casas que vendem palmilhas que chamam-se plantigrama, que alguns ortopedistas tem no consultório. Corresponde a tirar uma impressão digital, com uma tinta, da planta do pé. A maioria dos pés planos dos adultos tem sua causa no alongamento excessivo das fibras que formam a Fácia Plantar. Esta anomalia em geral é congênita, mas também aparece como conseqüência do desgaste muscular e articular causados pelo envelhecimento. A dor acontece porque existem nervos sensíveis entrelaçados entre a Fácia Plantar e a estrutura óssea, entre as articulações e especialmente abaixo do metatarso (região antes dos dedos do pé) e os artelhos (dedos). Pés com estrutura óssea normal, só apresentam dor quando sofrem traumas provocados pelos impactos de caminhadas intensas, ou após a prática de esportes violentos.
O mesmo não ocorrem com pés planos, cuja estrutura óssea é totalmente achatada e comprime intensamente a rede nervosa. No pé chato os ossos do metatarso pressionam nervos que ligam a Fácia Plantar aos artelhos (dedos); causando dores terríveis especialmente nos dedos menores e no frontal externo dos pés. É comum os ossos colapsados causarem neuromas, chamados de neuromas de Morton na junção metatarsial provocando inflamações intensamente dolorosas.
Os neuromas caracterizam-se por insensibilidade e formigamento nos dedos menores, muita dor resultando na impossibilidade absoluta de caminhar ou simplesmente apoiar-se sobre o pé. O uso deste tipo de Palmilha com suporte metatarsial ou com o chamado botão metatarsiano na altura da região do pé que dói, previne a desarticulação da estrutura óssea do pé evitando o colapso do metatarso, e do arco plantar, além de absorver impactos no osso calcâneo e nos pontos críticos da superfície plantar. D.J. Soomekh e colaboradores, da clínica do Institute de Santa Mônica, na Califórnia afirmam na revisão do tema que os pés chatos e doloridos devem ser tratados por métodos conservadores, palmilhas, antiiflamatórios e infiltrações. Os métodos cirúrgicos devem ser pensados depois de um período. A intervenção no
caso de neuroma de Morton está bem estabelecida. No pé chato por outras causas deve-se pensar que o tornozelo e o pé, devem fazer uma unidade e a intervenção pode ser nos ossos do pé ou do tornozelo. As dores dos pés planos acarretam uma sucessão de dores no tornozelo, no joelho e na coluna lombar.
Fonte: Clin Pediatr Med Surg. 2006 Oct;23(4):695-708

 

 

Veja mais em "Ortopedia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's