Você está aqui: Home › Colunas › Educação Física
Educação Física
Exercício diminui risco de morte de diabético
A atividade física aumenta, consideravelmente, as chances de sobrevivência dos diabéticos, de acôrdo com uma nova pesquisa, a primeira a comprovar que os exercícios reduzem os riscos de morte desses doentes.
Os pesquisadores do Cooper Institute for Aerobics Research, de Dallas, avaliaram 1.263 homens com diabete de tipo 2, responsável por 90% dos casos da doença nos EUA. Eles passaram por uma avaliação médica e foram acompanhados por 12 anos, durante os quais responderam a questionários sobre suas atividades físicas, entre elas caminhadas, jogging e aeróbica. Ao longo desse período, 180 deles morreram.
De acordo com o trabalho, os diabéticos que não têm ou têm pouca atividade física apresentaram uma probabilidade 2,1 vezes maior de morte do que os demais. O risco de morte, porém, diminui à medida em que melhora o condicionamento físico. A recomendação é que eles façam em média 30 minutos de atividade física moderada por dia, depois, é claro, de consultar seu médico antes de iniciar a programação de exercícios.
Fonte: Med Sci Sports Exerc 1999 Nov;31(11 Suppl):S646-62

 

 

Veja mais em "Educação Física" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's