Você está aqui: Home › Colunas › Educação Física
Educação Física
Idoso e o estilo de vida
Vale após os 60 anos, mudar o estilo de vida? Deixar de ser sedentário, parar de fumar, melhorar a alimentação para melhorar a saúde?
Especialistas garantem que vale a pena, sim, fazer mudanças no estilo de vida, mesmo para quem já está na maturidade. Construir hábitos saudáveis faz envelhecer com mais autonomia, e aprender e praticar hábitos novos protege e agiliza o cérebro. D.E.King e colaboradores, médicos de família da Universidade de Carolina do Sul, acompanharam por quatro anos 15.792 pessoas entre 45 e 64 anos. Mas 1344 (8,5%) participantes aceitaram realizar quatro modificações em seu estilo de vida na primeira vez em que foram entrevistados e 970 (8,4%) dos participantes aceitaram essas modificações somente 6 anos mais tarde. As mudanças eram: 1-consumir cinco porções diárias de frutas e vegetais; 2-exercitar-se por pelo menos duas horas e meia por semana; 3-manter um peso adequado; 4-não fumar e verificar podem diminuir o risco de problemas cardíacos e o risco de morte, por qualquer causa em comparação com pessoas com estilos de vida menos saudáveis. Os homens, os afro-descendentes, mais pobres, os portadores de hipertensão e diabete, foram aqueles que se adaptaram menos ao novo estilo de vida com hábitos saudáveis. Os homens, os afro-descendentes, mais pobres, os portadores de hipertensão e diabete, foram aqueles que se adaptaram menos ao novo estilo de vida com hábitos saudáveis. Os pacientes que se adaptaram mais ao novo estilo de vida tiveram um índice de incidência de problemas cardiovasculares de 2,5% comparado a 4,2%, do grupo mais rebelde
(P <0,01), e o índice de mortalidade por qualquer
causa foi de 11,% comparado a 16,%, (P <0,01). Houve uma redução de 35% na incidência de doenças cardiovasculares 40% de redução na mortalidade em geral para aqueles que adotaram um novo estilo de vida mesmo tardiamente.
Fonte: Am J Med. 2007 Jul;120(7):598-603.

 

 

Veja mais em "Educação Física" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's