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Psicologia
Viver sozinha na terceira idade
Com o passar dos anos, principalmente quem já passou dos 60 anos, tem uma perda da massa muscular, o metabolismo diminui e há mais facilidade para acumular gordura. Quem come mal fica com tendência a ter mais gordura abdominal.
Hoje sabe-se que o índice de gordura abdominal é um dado que está ligado com a Arterioesclerose das artérias, e por isso com a presença de infartes, derrames etc... Anemia, hipertensão, prisão de ventre, osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares. Esses são apenas alguns dos problemas de saúde que podem ser prevenidos e melhorados com o auxílio de uma boa alimentação. Quem já passou dos 60 anos, e até agora não se preocupou com isso pode aproveitar este momento para começar. Corrigir a alimentação, mesmo que seja na terceira idade, ajuda muito. Muitos idosos, principalmente os que moram sozinhos: tem desinteresse pela alimentação, devido ao trabalho que da na preparação dos alimentos. Muitos acabam ficando no café com leite e pão com manteiga em todas as refeições. Mesmo quem já se alimenta de forma saudável deve ficar atento à ingestão de cálcio. Devido à maior perda de massa óssea, principalmente em mulheres que passaram pela menopausa, as quantidades recomendadas para quem tem mais de 50 anos, deve aumentar de 1 g para 1,2 g por dia o equivalente a quatro copos e meio de leite (ou de iogurte, ou uma fatia
de queijo branco). Comer alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, também é importante: nos idosos, diminui a produção pelo estômago de uma substância chamada fator intrínseco, o que reduz a absorção desse do ferro que é chamado de micronutriente. Fora isso, as recomendações não mudam muito em relação às de outras faixas etárias: manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes e pobre em frituras e doces, fazer várias refeições mais leves por dia e beber bastante água são algumas orientações. Na prática, pode não ser fácil, principalmente para quem já está acostumado a um tipo de alimentação por muitos anos. Principalmente nessa idade, a dieta não pode ser muito restritiva. É importante mudar gradativamente e indicar substituições em vez de retiradas radicais. Se a pessoa toma leite integral, deve trocar pelo leite desnatado. Quem come muita manteiga pode trocá-la por margarina sem gordura trans. Os especialistas lembram que, na maturidade, é preciso levar em conta certos fatores que afetam a escolha alimentar. Muitas medicações que se ingere nessa idade, por exemplo, podem interferir na salivação, diminuir o apetite ou alterar o gosto dos alimentos. Alterações de mastigação e deglutição também são comuns e freqüentes nessa idade. K.Kharicha e colaboradores, da Universidade de Londres fizeram a seguinte pergunta: As pessoas que vivem sozinhas estão em maior perigo com sua saúde? Compararam pessoas sem nenhuma incapacidade com mais de 65 anos de idade, sendo que 860 viviam sozinhas, 1741 viviam com alguém da família ou não. Os que moram sozinhos, grupo A, tinham saúde pior, vista com mais problemas, memória mais fraca e dificuldade de realizar as atividades do dia-a-dia, mais depressivas e menor disposição de realizar qualquer atividade física, tiveram múltiplas quedas nos últimos 12 meses, e isolamento social. As queixas de saúde foram dores reumáticas, catarata e glaucoma. A queixa sociais era isolamento e falta de opções pela dieta.

Fonte: Br J Gen Pract. 2007 Apr;57(537):271-6

 

 

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