Você está aqui: Home › Colunas › Educação Física
Educação Física
Asma induzida por exercícios ? (AIE)
A AIE é causada por um broncoespasmo que surge 10 a 15 minutos depois do início do exercício, atinge o pico entre 8 a 15 minutos depois, e desaparece cerca de 60 minutos após. Esse tipo de asma ocorre em 90% dos pacientes asmáticos e 40% dos pacientes com rinite alérgica. Pode ocorrer em 6% dos atletas e 13% da população em geral não asmática ou alérgica (ou seja, pode surgir, em média, em 9% da população), mas com grande freqüência, é pouco diagnosticada.
Entre a população escolar cerca de 12% das crianças têm predisposição para apresentar a AIE, e nesses casos deve-se fazer os testes de espirometria.
Na equipe americana de 597 atletas que foram às Olímpiadas de 1984; 67(11%) atletas tiveram AIE e, somente 26 já tinham tido antes.
A AIE pode surgir em pacientes asmáticos graves que, inclusive, estejam tomando corticóides. Um grande desafio esportivo, um jogo para decisão de campeonato para o asmático, poderá produzir AIE em 100% dos casos.
Diferente dos alérgenos, os exercícios não produzem uma reatividade inflamatória da árvore brônquica a longo prazo. A maioria da medicação anti-asmática conhecida dos pacientes reduzem as reações do tipo AIE em asmáticos ou não. A melhor medicação, segundo J.M.Weiler e colaboradores da Universidade do Colorado, são os agonistas de longa duração que atuam em 80 a 95% dos casos prevenindo os AIE, tais como, os genéricos salmeterol e formoterol.
No grupo de asmáticos com AIE, 46% se queixaram que pararam os exercícios por falta de fôlego, dor e desconforto no peito, e 20% tiveram tonturas e formigamento nos braços e pernas.
Fonte: J Allergy Clin Immunol 2000 Aug;106(2):267-71

 

 

Veja mais em "Educação Física" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's