Você está aqui: Home › Colunas › Reumatismo
Reumatismo
Artrite de crianças : glaucoma e catarata
O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da PIO (pressão intra-ocular) do humor aquoso. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluído no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. O humor aquoso está constantemente circulando através da câmara anterior do olho. É produzido por uma pequena "glândula", chamada corpo ciliar, situada atrás da íris. O humor aquoso flui entre a lente e a íris e, após nutrir a córnea e a lente, flui para fora através de um tecido esponjoso e fino chamado malha trabecular, que serve como o ralo (escoamento) do olho. A malha trabecular está situada no ângulo onde a íris encontra a córnea.
As mais sérias complicações oftalmológicas das doenças reumáticas é do cristalino formando a catarata ou a sub-luxação do cristalino, que está associado a presença da doença e mais ao uso do corticóide, que também pode causar o glaucoma.
D.E.Moller e colaboradores, oftalmologistas de uma clínica universitária de Berlim, na Alemnha, constararam que de 458 crianças com artrite reumatóide, 45 (9.8%) sofriam de uveitis (ao menos uma), durante 4 anos de acompanhamento, e, a catarata estava presente em ambos olhos de 8 em cada 9 pacientes e, em 7 casos, ficou tão grave que a criança teve que ser operada. Essas crianças, com artrite, tiveram outras complicações oftalmológicas como sinequias, quertopatia, glaucoma e doenças na retina. Parece que as complicações, nos olhos das crianças, com artrite reumátoide é mais grave do que nos adultos.
Fonte: Klin Monatsbl Augenheilkd 2000 Jul;217(1):15-22

 

 

Veja mais em "Reumatismo" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's