Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Labirintite e quedas
Todos nós já presenciamos o desequilíbrio de uma pessoa, que provavelmente foi antecedida de tontura e a posterior e inevitável queda. Dependendo da idade, pode causar uma fratura do colo do fêmur. O risco de queda se apresenta em todas as idades, mas, para os idosos, as conseqüências são mais graves.Dentre as causas das quedas merecem destaque os distúrbios de equilíbrio. O órgão que fica afetado é o labirinto que com a sua ligação com o cérebro causa alterações da audição, equilíbrio corporal, chamado de labirintite. Em mais da metade dos casos, o desequilíbrio surgem entre os 65 e 75 anos. Cerca de 20% das pessoas acima dos 60 anos já tem comprometimento de suas atividades diárias em função de tontura ou vertigem que levam às quedas e eventuais fraturas.
Os distúrbios do equilíbrio levam ao isolamento social e ao prejuízo acentuado na qualidade de vida. O médico que cuida desse problema é otorrino. Alguns outros sintomas que podem estar associados à labirintite: zumbidos. náuseas, barulho nos ouvidos ou na cabeça, tonturas, desconforto com sons intensos, fadiga física e mental entre outros sintomas.
A correta investigação das causas que levam ao distúrbio do equilíbrio envolve um histórico clínico completo do paciente e a realização de exames que têm como objetivo diagnosticar o nível de localização da afecção, qual o lado acometido, graduar a intensidade, acompanhar a sua evolução e a eficácia do tratamento.
C. Morera e colaboradores da Universidade de Valencia. Espanha, afirmam a vertigem pode ser simples e passageira, mas a tontura recorrente se divide em dois grupos, um grupo em que a vertigem vem ou não acompanhado com perda auditiva.Os médicos otorinolaringologistas atribuem as vertigens sem perda de audição são induzidas pela postura corporal e principalmente a cabeça ou a pressão arterial e causas vasculares( inclusive quando acompanhadas de enxaqueca) As tonturas acompanhadas de perda de audição, tem a principal causa a Doença de Ménière e neurite cocleo-vestibular e doenças imunológicas
Fonte: Acta Otorrinolaringol Esp. 2008 Feb;59(2):76-9.

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's