Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Quem conhece o AVC?
Em poucas doenças o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas tem uma importância tão grande quanto em um acidente vascular cerebral(AVC) O diagnostico de sinais e sintomas nas primeiras horas do inicio da doença é relevante no prognóstico e nas seqüelas do paciente, pois aumenta a chance do uso da terapia trombolítica que impede a lesão neurológica, as vezes irreversíveis.
Rodolfo de Souza Coelho e colaboradores da Universidade Católica de Brasília avaliam o conhecimento sobre AVC entre uma amostra de pacientes tratados em uma clínica cardiológica, comparando-o com o de uma amostra da população freqüentadora de um parque recreativo.
Os autores aplicaram um questionário estruturado acerca de conhecimentos gerais sobre AVC a pacientes de uma clínica cardiológica durante uma semana. O mesmo questionário foi aplicado numa única manhã os freqüentadores de um parque recreativo que paravam espontaneamente em um stand de informações sobre saúde. Além de dados demográficos, o questionário avaliava conhecimento sobre sintomas e sinais de AVC, fatores de risco e conceitos gerais sobre a doença.
Resultados: Foram respondidos 222 questionários, 109 pelo grupo da clínica de cardiologia e 113 pelo grupo do parque . O grupo do parque reconheceu melhor três sintomas: cefaléia , déficit visual e hemiparesia . O grupo do parque associou melhor três fatores de risco ao AVC: diabetes, tabagismo e colesterol alto.
Os autores concluem que os pacientes tratados em uma clínica cardiológica não têm melhor conhecimento sobre AVC quando comparados a uma amostra da população.
Campanhas visando aumentar o conhecimento sobre o AVC podem ter grande impacto na saúde pública, especialmente entre grupos de alto risco para essa condição, como pacientes com doenças cardiovasculares.

Fonte: Arq. Neuro-Psiquiatr. 66(2ª) jun. 2008

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's